Como ter uma gravidez saudável? Aprenda 9 dicas muito importantes!
Ter uma gravidez saudável é o sonho de todas as mães. Sem sombra de dúvidas, o primeiro passo que você deve tomar ao descobrir a gravidez é procurar um ginecologista e obstetra e iniciar o pré-natal. Mas, além das recomendações que o seu médico te passar, você também pode tornar essa fase tão importante da vida mais saudável por conta própria. Quer saber como? Aproveite a leitura do nosso artigo sobre como ter uma gravidez saudável!
Como ter uma gravidez saudável: o que fazer primeiro?
Você descobriu que está gerando uma nova vida? Esse momento é descrito de diferentes formas por muitas mamães e papais. Mas, com certeza, a primeira atitude é procurar um ginecologista e um obstetra e dar início aos exames preliminares, também conhecidos como pré-natal.
Na fase de pré-natal, o seu médico irá te apresentar uma nova rotina de cuidados, incluindo a implementação de vitaminas com cálcio, ferro e ácido fólico. É claro que você poderá obter esses componentes através de folhas verdes, frutas e leguminosas, mas a maioria das mulheres precisa de um reforço suplementar.
Além disso, tenha em mente que no pré-natal você irá ao médico com mais frequência, realizando diversos tipos de exames.
Durante as consultas iniciais, também é muito importante que você tire todas as suas dúvidas com o seu médico, principalmente sobre:
- Exames e vacinas que você precisa;
- Como tratar qualquer condição médica de saúde que você tenha;
- Medicamentos que você pode e, principalmente, não pode tomar durante a gravidez;
- O que você pode e não pode fazer (exercícios físicos, ingestão de bebidas alcoólicas, processos químicos no cabelo, e por aí vai).
Como ter uma gravidez saudável: 9 dicas
Depois de saber o que você pode e não pode fazer quando estiver grávida, existem outras etapas para tomar nota e praticar para tornar a sua gravidez mais saudável. Abaixo, confira 9 dicas:
1. Tenha uma alimentação saudável
A INCLUDE_PATH de uma gravidez saudável é entender que você e o seu bebê precisam de mais nutrientes e menos alimentos com alto teor de sal, açúcar e gordura. Por isso, o recomendado é que você priorize a alimentação com comidas ricas em ferro, como carne vermelha. Também deve adicionar em seu cardápio carnes magras, frango, peixes, frutas, legumes, verduras, cereais e claro, muita água.
Vale lembrar que você pode sim comer algum alimento que atraia seu apetite e apeteça seus desejos. Mas o ideal é que você adicione os alimentos citados na sua rotina, saciando o seu desejo por chocolate com uma fruta como banana e maçã, por exemplo.
Seguindo uma dieta balanceada, você diminui riscos para o seu bebê, como anemia, e também sintomas de gravidez que afetam o seu corpo, como enjoos matinais e fadiga. A seguir, conheça quais são os alimentos que você deve evitar na gravidez:
- Carne/ovos crus ou mal cozidos;
- Queijo brie;
- Brotos crus;
- Chá de ervas;
- Café;
- Qualquer tipo de queijo não pasteurizado.
2. Se informe sobre as vacinas que você precisa
Provavelmente, o seu médico irá te informar sobre as vacinas que você precisa tomar, como as de rubéola e varicela, que podem causar complicações na gravidez caso você contraia essas doenças.
Você também deve ser vacinada contra a gripe, coqueluche e covid-19. Sempre consulte o seu médico para saber sobre suas condições, doses, efeitos colaterais, intervalo de tempo entre as doses, entre outros.
3. Vá ao dentista
Você sabia que durante o período de gravidez, as suas gengivas ficam mais sensíveis e você pode até mesmo contrair uma doença gengival? Esse problema, além de ser preocupante para a sua saúde, pode tornar o parto prematuro, o que com certeza toda mãe deseja evitar. Portanto, marque uma consulta com o seu dentista e não dispense bons cuidados com a sua saúde bucal: use fio dental, escove bem os dentes e use enxaguante bucal.
4. Beba bastante água
Ter uma alimentação balanceada, em conjunto com a ingestão adequada de água, é a combinação perfeita para ter uma gravidez saudável e sem riscos para você e para seu bebê. Assim como você deve higienizar corretamente os alimentos antes de consumi-los e armazená-los, você também deve adotar a prática de beber de oito a dez copos de água por dia.
Afinal, a água ajuda a prevenir:
- Infecções urinárias;
- Fadiga;
- Dor de cabeça;
- Inchaços e demais sintomas não agradáveis.
Além disso, beber a quantidade certa de água também ajuda a formar a placenta e o saco amniótico, importantíssimos para o desenvolvimento do seu filho(a).
5. Entenda a importância de cada exame
Você já deve saber que durante as consultas com o ginecologista e/ou obstetra, você irá passar por alguns procedimentos padrão, como a medição da pressão arterial e da sua barriga, a escuta do coração e também a checagem do seu peso. Todos esses procedimentos têm como função acompanhar o seu estado de saúde e do seu bebê.
Mas, além de passar por testes clínicos, você terá que fazer alguns exames muito importantes para confirmar que tudo está ocorrendo da forma adequada, na sua gravidez saudável. Conheça quais são os principais:
- Exame de sangue: esse exame é responsável por detectar informações importantes, como o tipo sanguíneo, que pode apontar Rh positivo ou Rh negativo, anemias e principalmente, informar sobre anticorpos para diversos tipos de doenças: sífilis, rubéola, toxoplasmose, HIV, hepatite B, e por aí vai;
- Exame de fezes e urina: já neste exame, ele realiza a detecção de infecções;
- Exame de ultrassom: um dos mais importantes, os exames de ultrassom são indicados para descobrir o tempo da gestação, se o bebê está se desenvolvendo e se os órgãos estão evoluindo, verificar os batimentos cardíacos e até mesmo a possibilidade da sua gestação ser múltipla.
Cada exame e procedimento são essenciais para garantir um bem maior: a sua saúde e a do seu bebê.
8. Controle o seu peso
Estar acima ou abaixo do peso durante a gravidez também pode trazer complicações para seu filho(a). Por isso, é fundamental que você consulte seu médico sobre seu histórico de doenças e também siga as orientações de um nutricionista, que irá preparar uma dieta balanceada durante todo o período gestacional.
Lembre-se: nunca tome medicamentos sem o consentimento do seu médico e tome cuidado com esforços que podem prejudicar a gravidez.
9. Equilibre saúde física e mental
Na gravidez, você deve entender a importância de cuidar não somente da saúde física, mas também da sua saúde mental. E é daí que surge a necessidade de descansar com frequência adequada, como por exemplo dormindo pelo menos 8 horas por noite.
Uma boa dica é utilizar técnicas de relaxamento e meditação, além de também ir em consultas com o psicólogo. O período gestacional pode alterar seus níveis de hormônio, fazendo com que sua mudança de humor seja muito brusca. Assim, você mantém a saúde física e mental em alinhamento para a chegada do tão esperado novo membro da família.
Anotou todas as dicas e já sabe como ter uma gravidez saudável? Então continue de olho em nossos posts, aqui, vamos sempre trazer novas informações sobre gravidez, paternidade, cuidados com o bebê e tudo o que você precisa saber para viver essa fase maravilhosa com a sua família!
Você também pode contar com a Nazca para oferecer o melhor em cuidados com o seu bebê, através da linha de produtos Origem Bebê, desenvolvida exclusivamente para atender as necessidades dos bebês e as preocupações das mamães.
Nos acompanhe também no Instagram e Facebook.
Redes sociais